

ATRATIVOS NO
PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ
PARTE I
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Portaria Areias: Acessada pela estrada de terra (4 km), ao lado do Hotel Cipó Veraneio, antes da ponte sobre o rio cipó, sentido BH/Serra.
Portaria Retiro: Acessada subindo a rua de calçamento da Padaria Cipó ou do Posto de Gasolina desativado, até a rotatória e depois descendo até a nova Portaria. Existe uma trilha ligando as duas portarias.
Entrada no Parque: Gratuita
Horário de Entrada:
Acesso ao Cânion e Cachoeira do Tombador: Das 8 às 12 horas
Acesso as Cachoeiras da Farofa – Capão dos Palmitos - Gavião – Andorinhas: Das 8 às 14 horas
Acesso ao Circuito das Lagoas e Mirante: Das 8 às 16 horas
Horário de Saída: 18 horas
Informações: (31) 3718-7151 / 3718-7475 / 3718-7469 / 3718-7481
Corpo de Bombeiro: 193
Você irá visitar uma unidade de Conservação Federal protegida por lei, são áreas naturais, com perigos naturais, portanto oferecem riscos naturais constantemente, por isso fique atento as normas a serem seguidas para sua própria segurança.
* Ao menor sinal de chuva, principalmente nos períodos chuvosos, os rios estão sujeitos
a cheias repentinas, por isso saia do seu leito e não os atravesse, espere até que haja condição segura para isso.
* É proibido na área do parque o consumo de bebidas alcoólicas, retirar plantas e flores
do seu ambiente natural, capturar animais, pichar rochas, placas e arvores, som alto (permitido som com fone de ouvido), usar sabão e xampu para banho e trazer animais domésticos para o parque.
* Andar sempre nas trilhas demarcadas e sinalizadas, fazer novas trilhas é totalmente proibido e consideravelmente arriscado.
* Não jogar pontas de cigarros no chão ou nas gramíneas, sob o risco de causar incêndios e em hipótese alguma fazer fogueira na área do parque.
* Acampar não é permitido e permanecer no parque fora do horário de funcionamento, somente com autorização da Direção.
ATRATIVOS AUTORIZADOS - TRILHAS SINALIZADAS
Podem ser realizadas sem o acompanhamento de Guia
CACHOEIRA DA FAROFA
Descrição do Atrativo: É um atrativo de rara beleza e por isso se torna um dos mais procurados pelos visitantes do parque. Localizada na Serra das Bandeirinhas, a cachoeira possui uma queda em 3 estágios com aproximadamente 80 metros de altura, até atingir seu poço, que fica em meio a um paredão de rocha quartzítica, cercado de gramíneas e orquídeas que decoram a paisagem local. O nome se deve a água que se esfarela durante a queda em seus paredões.
Acesso ao Local: Pela Portaria Areais segue-se por uma trilha plana e sinalizada de aproximadamente 8 km. Primeiramente atravessamos o Córrego das Pedras, mais a frente passamos ao lado da Lagoa Comprida. Após a lagoa há uma bifurcação e entramos a esquerda conforme indicação da placa e logo depois atravessamos o ribeirão Mascates e pouco depois já estamos na cachoeira. Durante a caminhada não deixe de observar a riqueza da fauna e da flora em torno da trilha. Seu percurso pode ser realizado a pé ou de bicicleta, a cavalo somente pela trilha exclusiva para essa atividade.
Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado Ficar no Local: Muito Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida) Ficar Debaixo da Queda: Muito bom
Distância Portaria Areias: 8 km Nadar no Poço: Bom
Distância Portaria Retiro: 10 km Pular no Poço: Ruim – Não recomendável
Altura da Queda: (+-) 20 metros (último estágio) Profundidade do Poço: Pouco profundo



CÂNION DAS BANDEIRINHAS
Descrição do Atrativo: Localizado no interior do parque, essa abertura existente entre a Serra da Bandeirinha e a Serra dos Confins, forma uma das mais belas paisagens do parque. Com uma extensão de aproximadamente 1,5 km de profundidade e com seus expressivos paredões, tem em seu leito a formação de varias cascatas e lindos poços naturais. Em seu interior de difícil acesso, encontramos enormes pedras que sofreram deslocamentos devido a grandes enchentes no passado.
Acesso ao Local: Pela Portaria Areais segue-se por uma trilha plana de aproximadamente 12 km. É uma trilha sinalizada e onde primeiramente atravessamos o córrego das Pedras, mais a frente passamos ao lado da Lagoa Comprida. Após a lagoa, há uma bifurcação aonde a esquerda vai-se para a Farofa e seguindo em frente para o Cânion. Mais adiante atravessar ribeirão Mascates, e após a travessia, permanecer na trilha até o Cânion. Seu percurso pode ser realizado a pé ou de bicicleta.
Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil Ficar no Local: Ótimo
Tempo de Caminhada: (+-) 3 horas (ida) Ficar Debaixo da Queda: Não há
Distância Portaria Areias: 12 km Nadar nos Poços: Bom
Distância Portaria Retiro: 14 km Pular nos Poços: Ruim – Não recomendável
Extensão do Cânion: (+-) 1,5 km Profundidade dos Poços: Pouco profundo



CACHOEIRA DO GAVIÃO
Descrição do Atrativo: Localizada na Vale da Bocaina, a cachoeira tem um mistura de queda e corredeira, caindo em um poço deslumbrante. O nome vem de sua formação que se parece a de um Gavião. O poço é ótimo para o banho e o colorido das rochas na cabeceira da queda é um atrativo a parte.
Acesso ao Local: Partindo da Portaria do Retiro segue pela trilha de aproximadamente 7 km, paralela ao ribeirão Bocaina. Nesse caminho encontramos algumas casas antigas, algumas ainda habitadas. Atravessam-se alguns pequenos córregos, mas sem grandes complicações, salvo em épocas de muita chuva. No percurso encontramos campos de cerrado e matas ciliares e se tem uma vista maravilhosa do parque. A cachoeira fica a esquerda da trilha e a direita encontra-se a trilha que nos leva a cachoeira das Andorinhas. Ótimo para um passeio duplo, visitando as duas cachoeiras no mesmo dia. O tempo e a distância nesse caso terá um pequeno acréscimo.
Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado Ficar no Local: Muito Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida) Ficar Debaixo da Queda: Muito bom
Distância Portaria Areias: 9 km Nadar no Poço: Muito Bom
Distância Portaria Retiro: 7 km Pular no Poço: Ruim
Altura da Queda: (+-) 9 metros Profundidade do Poço: Pouco profundo



CACHOEIRA DAS ANDORINHAS
Descrição do Atrativo: Localizada na Vale da Bocaina, a cachoeira é formada por corredeiras e duchas naturais. Tem duas quedas, sendo que a mais alta não tem poço e suas águas correm em direção a mais baixa, onde se dividem em duas caídas, cujo formação nos faz lembrar uma andorinha com as asas abertas. Em meio a uma vegetação de cerrado e afloramentos de quartzo, o poço formado por essa queda é ótimo para se refrescar e para o banho.
Acesso ao Local: Partindo da Portaria do Retiro segue pela trilha de aproximadamente 7 km, paralela ao ribeirão Bocaina. Nesse caminho encontramos algumas casas antigas, algumas ainda habitadas. Atravessam-se alguns pequenos córregos, mas sem grandes complicações, salvo em épocas de muita chuva. No percurso encontramos campos de cerrado e matas ciliares e se tem uma vista maravilhosa do parque. A cachoeira fica a direita da trilha sendo necessário atravessar o ribeirão Bocaina. A esquerda encontra–se a trilha que nos leva a cachoeira do Gavião. Ótimo para um passeio duplo, visitando as duas cachoeiras no mesmo dia. O tempo e a distância nesse caso terá um pequeno acréscimo.
Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado Ficar no Local: Muito Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 2 horas (ida) Ficar Debaixo da Queda: Muito bom
Distância Portaria Areias: 9 km Nadar no Poço: Muito Bom
Distância Portaria Retiro: 7 km Pular no Poço: Bom, mas com cuidado
Altura da Queda: (+-) 9 metros a mais baixa Profundidade do Poço: Profundo



CACHOEIRA DAS ANDORINHAS DE CIMA
Descrição do Atrativo: Localizada acima da Cachoeira das Andorinhas tem uma queda forte de aproximadamente 5,5 metros, que cai por entre a fenda de 2 paredões, formando um poço de águas transparentes e excelente para o nado. Pode se praticar Psicobloc (escalda sem equipamentos, com queda na água) em seus paredões, mas com guia especializado e autorização do PARNA DA SERRA DO CIPÓ.
Acesso ao Local: Estando na cachoeira das Andorinhas, escalar suas rochas laterais até chegar ao poço e a queda da cachoeira.
Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado Ficar no Local: Muito Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 2 hs 15 minutos (ida) Ficar Debaixo da Queda: Ruim, pois não tem apoio
Distância Portaria Areias: 9,3 km Nadar no Poço: Muito Bom
Distância Portaria Retiro: 7,3 km Pular no Poço: Muito Bom
Altura da Queda: (+-) 5,5 metros Profundidade do Poço: Boa Profundidade


CACHOEIRA DO TOMBADOR
Descrição do Atrativo: Localizada na região do Vale da Bocaina possui duas quedas desaguando por paredões, em um cenário único nessa região. A primeira queda é menor e a segunda de aproximadamente 12 metros, cai entre degraus de rochas formando um lindo visual e seu poço é ótimo para o banho.
Acesso ao Local: Partindo da Portaria do Retiro segue por 11 km, inicialmente pela trilha que vai para as cachoeiras do Gavião e Andorinhas. Depois permanecer na trilha em frente, atravessar o ribeirão da Cachoeira do Gavião e seguir em frente. No caminho encontramos uma rica vegetação típica do cerrado, tendo em seu caminho árvores de maior porte como pequizeiros, jatobás e sucupiras. Durante o caminho a trilha é cortada por pequenos riachos de águas cristalinas, para um bom refresco, antes da recompensa final que é um banho nessa cachoeira.
Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil Ficar no Local: Muito Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 3 hs 50 minutos (ida) Ficar Debaixo da Queda: Muito Bom
Distância Portaria Areias: 13 km Nadar no Poço: Muito Bom
Distância Portaria Retiro: 11 km Pular no Poço: Muito Bom
Altura da Queda: (+-) 12 metros Profundidade do Poço: Boa Profundidade



CACHOEIRA CAPÃO DOS PALMITOS
Descrição do Atrativo: Localizada na região do Capão dos Palmitos, essa é uma cachoeira de pequeno porte, com uma queda com inclinação de 45°, com mais ou menos 20 metros de corredeira até o poço e com uma queda final de 3 metros. O poço é bem tranquilo e ótimo para se tomar uma boa ducha debaixo da queda.
Acesso ao Local: Partindo da Portaria Areias pega-se a primeira trilha à direita, bem sinalizada, sempre com vegetação rasteira por quase todo caminho. A parte mais difícil é a subida logo no início, de quase 500 metros, mas todo esforço será recompensado pela vista que se tem do alto. Seguindo em frente aproximadamente 1 km, há uma bifurcação e deve-se tomar o caminho à esquerda e andar mais um pouco até avistar uma mata de galeria por onde passa um riacho que irá formar a cachoeira. Chega-se por cima, por isso é preciso descer uma trilha lateral ao curso d’água até o poço. Chegando perto da cachoeira do Capão podemos notar do outro lado do vale a queda da cachoeira da Farofa, a vista desse local é privilegiada.
Grau de Dificuldade de Acesso: Moderado Ficar no Local: Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 1 hs 30 minutos (ida) Ficar Debaixo da Queda: Muito Bom
Distância Portaria Areias: 5 km Nadar no Poço: Razoável
Distância Portaria Retiro: 7 km Pular no Poço: Ruim
Altura da Queda: (+-) 3 metros Profundidade do Poço: Pouco Profundo


CACHOEIRA DO S
Descrição do Atrativo: Localizada após a cachoeira do Capão dos Palmitos, no prosseguimento do curso d’água, essa cachoeira de pequeno/médio porte é formada por uma corredeira em descida de quase 30 m, que nitidamente forma-se a letra S, para quem olha para a cachoeira no sentido poço/cachoeira. O poço é pequeno, cercado por rochas e com pouca penetração de sol, devido à mata ciliar a sua volta. Após o poço há ótimas pedras para o descanso.
Acesso ao Local: Após a Cachoeira Capão dos Palmitos, descer o curso do rio e um pouco à esquerda se inicia a descida da cachoeira do S. Para chegar ao poço, descer pelas pedras com cuidado, pois são muito escorregadias, ou pela mata a esquerda, mas é um trajeto muito difícil. Tenha cuidado em ambas as descidas.
Grau de Dificuldade de Acesso: Difícil Ficar no Local: Bom
Tempo de Caminhada: (+-) 15 mim após C.Capão (ida) Ficar Debaixo da Queda: Bom
Distância Portaria Areias: 5,3 km Nadar no Poço: Razoável
Distância Portaria Retiro: 7,3 km Pular no Poço: Ruim
Altura da Queda: Corredeira Profundidade do Poço: Pouco Profundo


MIRANTES DO PARQUE
Descrição do Atrativo: Em sua área o PARNA DA SERRA DO CIPÓ consta com 3 mirantes: Piuti - Retiro - Circuito das Lagoas, que são lugares para contemplação, sendo os mesmo em estrutura de madeira, em lugares previlegiados, onde o visitante terá uma ampla perspectiva da grandeza do parque e de suas belezas naturais, e acima de tudo poderá constatar que o encanto do parque , vai muito além da beleza de suas cachoeiras.
Fontes:
Parna da Serra do Cipó
Cipoeiro Expedições
www.trilhados.blogspot.com - Os caçadores de Cachoeira